Brasil e Governabilidade: um olhar sistêmico

No Seminário Internacional de Constelações Familiares ocorrido em Brasília 2016, Bert e Sophie Hellinger falaram sobre a ingovernabilidade do nosso país. Que enquanto o povo brasileiro excluir e /ou não der um lugar em seu coração aos povos de origem, que nosso país continuará ingovernável. 
 
Quem são os povos de origem da maioria da população brasileira? São os índios, os negros e os portugueses. E o que fazemos em relação a eles? Aos negros, o racismo. Aos índios, a expulsão de suas próprias terras. Aos portugueses, piadas de mal gosto...
A ordem nos relacionamentos é honrar as raízes, é reconhecer quem veio antes. Pois, graças à eles, com a história que passaram, do jeito que foi... Hoje estamos aqui.
Já viram árvore sem raiz? O destino é a queda.
Por isso, compartilho a compreensão sob a ótica das ordens do amor, visão sistêmica segundo Bert Hellinger. A responsabilidade é de todos, e de cada um. 
Só há força pra seguir adiante de forma saudável com reconhecimento das próprias raízes. 
Desejo que possamos fazer as pazes com nossa história, enquanto povo brasileiro! Lembrando que, a partir dela, da forma como ocorreu, é que estamos aqui hoje.
Que possamos deixar o passado no passado, mas igualmente dar um lugar à quem nos antecedeu em nossos corações. 
 
Goiânia, 06.05.2016
Juliana de Sousa Pires
Psicóloga - CRP 09/2454
Consteladora Sistêmica