1. O QUE É? Método sistêmico-fenomenológico, desenvolvido por Bert Hellinger, que traz luz a situações conflitivas e/ou outros problemas (conscientes ou inconscientes) de forma bastante peculiar.

 

2. POR QUE CONSTELAR? O método se destaca pela capacidade de apresentar possibilidades de solução dos problemas que, por vezes, não poderiam ser visualizadas de outra maneira, tão brevemente. Ou mesmo, pela capacidade de mobilizar a energia pessoal ou institucional para solucionar determinada(s) dificuldade(s).

 

3. PARA QUÊ? Auxilia na melhoria das relações interpessoais (familiares e outras), organizacionais e até mesmo intrapessoal (relação da pessoa consigo própria).

 

4. PARA QUEM? Podem constelar quaisquer pessoas, profissionais ou organizações que queiram trabalhar um tema importante. Abaixo ilustração de possíveis temas.

· PESSOAS E PROFISSIONAIS – Luto; relacionamentos conflitivos; questões transgeracionais; comportamentos incompreensíveis ou indesejados; sintomas e doenças psicossomáticas; relação com o trabalho, com a profissão, com o sucesso, com o dinheiro, com a empresa, com a sexualidade; avaliação e reorientação profissional quanto ao melhor lugar para se ocupar dentro ou fora de uma instituição; orientação vocacional; tomada de decisões importantes; conflitos interpessoais; dinâmicas implícitas em motivações subjacentes.

· ORGANIZAÇÕES – Preparação de negociações; lançamento de marcas e produtos; teste de novos projetos (por ex.: criação de uma nova empresa); diagnóstico organizacional; mediação de conflitos organizacionais; impacto de efeitos sistêmicos em diferentes partes de uma empresa; definição de estratégia a ser adotada na organização; análise de motivações profundas implícitas no processo decisório; auxílio a importantes tomadas de decisões; dificuldades quanto ao desenvolvimento de empresas familiares; orientação ao processo de recrutamento e seleção de pessoal; 

Podem participar/representar ou simplesmente assistir pessoas que queiram ampliar seu leque de experiências emocionais e vivenciar as ordens do amor nos sistemas relacionais. As pessoas que assistem ou participam representando, normalmente, são também profundamente trabalhadas. 

 

 

Bert Hellinger"Da colocação familiar resulta uma imagem-esta imagem penetra profundamente na alma. De repente a alma vê: este é o caminho."
Bert Hellinger

O trabalho de Bert Hellinger, criador do método de constelações sistêmicas,  é reconhecido internacionalmente.  Em muitos países do mundo consultores e ajudantes recebem os estímulos da prática das soluções sistêmicas e os transmitem às pessoas.